quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MINHA EXPERIÊNCIA EM EAD

Gostaria de compartilhar com vocês a minha própria experiência no ensino à distância. Durante dois anos, entre 2007 e 2008, enquanto diretora da Escola estadual Joca Costa em Dianópolis, no curso GSE( Gestâo para o sucesso escolar). O ambiente foi o eproinfo, com encontros mensais para socialização das atividades. Foi uma capacitação para gestores escolares, o qual eu encarei como mais um aprendizado enriquecedor na minha formação e função desempenhada naquele período.

Durante esse período, aprendi muito e percebi que o ensino aprendizagem à distância não tem muita diferença do presencial, pois exige de nós, o mesmo compromisso e responsabilidade de um curso presencial. Tive a oportunidade de fazer leituras profundas sobre a minha prática gestora, debatendo com os colegas as idéias de cada um, trocando experiências exitosas e socializando os desafios encontrados em nosso cotidiano. O papel da tutora foi essencial na mediação do curso e incentivo aos cursistas para continuar lendo, pesquisando e melhorando a nossa práxis. Foi um momento rico em minha vida, pois eu colocava em prática todo meu aprendizado. A equipe compartilhou o curso comigo e isso contribuiu para mudarmos algumas práticas da nossa escola, o que nos possibilitou na época ganharmos o Prêmio Referência em Gestão Escolar ( Referência em melhores práticas) , nos colocando em Referência no Estado( 1º lugar) e entre as 6 finalistas no Brasil. Foi uma experiência maravilhosa que nos rendeu uma viagem aos Estados Unidos para um intercâmbio de troca de experiências entre as escolas referências em Gestão.

Todo curso que fazemos, exige de nós uma transposição para nossa prática. Isso possibilita o nosso crescimento pessoal e profissional, além de contribuir na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição a qual trabalhamos.

Edna de Jesus Vieira

Um comentário:

  1. Boa tarde, Edna, tudo bem?

    Meu nome é Carmen, sou repórter do Guia de Educação a Distância, da Editora Segmento, e estou escrevendo uma matéria sobre essa modalidade de ensino: como organizar os estudos, qual é o perfil dos alunos, vantagens e desvantagens, como funciona, dificuldades etc. Li esse texto seu e por isso gostaria de entrevistá-la para essa reportagem, se possível por telefone, para que você me conte mais sobre sua experiência. Seria possível?

    Meu prazo é essa sexta-feira até o fim do dia. Espero que você tenha interesse e disponibilidade para colaborar com a matéria. O Guia de EaD é anual e estamos fazendo o de 2012: http://www.editorasegmento.com.br/GuiasDetalhes.aspx?item=8

    Obrigada, aguardo seu retorno no email carmen.guerreiro@gmail.com ou nos telefones abaixo.

    Carmen

    Carmen Guerreiro
    (11) 3467-8538
    (11) 9440-8009

    ResponderExcluir