PROJETO UCA

 ENCONTROS PRSENCIAIS PARA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

 Relatórios das formações de 2012

Relatório do mês de janeiro
https://docs.google.com/open?id=0BxOxKODppKFAc0ZKenNJMHhrUWM

 Relatório do mês de março
 https://docs.google.com/open?id=0B8V3KSwJjG1GTjN2YWNFRVVvNWM

 Relatório do mês de Abril
https://docs.google.com/open?id=0B8V3KSwJjG1GQ1dzX080MVExaEU 

 Relatório do mês de Maio

  1. https://docs.google.com/open?id=0B8V3KSwJjG1GU1BoVnZQRWdZZWs 
   2. https://docs.google.com/open?id=0B8V3KSwJjG1Gb2lmT0pPQ09vY3M 

   3. https://docs.google.com/open?id=0B8V3KSwJjG1GeS05c3JhXzVfTFE

 Relatório do mês de Junho 
https://docs.google.com/open?id=0B8V3KSwJjG1GdFNTX09PNHR1QlU 

 
 Relatório do mês de agosto
https://docs.google.com/open?id=0B8V3KSwJjG1GRG5PUGpBZEREdHc

 Relatório do mês de Setembro


 Relatório do mês de Outubro 
https://docs.google.com/open?id=0B8V3KSwJjG1GbUlRYnBYUWg2WXc 



 ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO INTEGRADO AS  TECNOLOGIAS





No dia 11 de Outubro de 2011,foi realizado uma reunião no  período vespertino  com a tutora do UCA, Edna de Jesus Vieira, a responsável pelo setor de informação e tecnologia da Educação Kênia Alves de Freitas, a supervisora Escolar Márcia Regina e todos os cursitas do projeto UCA, com o objetivo de socializar as metodologias e projetos envolvendo os laptops e junto elaborarmos  o PITEC-Plano de Gestão Integrado as Tecnologias.
Foi um momento rico de muita reflexão a cerca do  Projeto Político Pedagógico e como inserir as tecnologias, diante das metas e ações já planejadas pela comunidade escolar. Após algumas discusses e sugestões de melhoria, a equipe decidiu se encontrar novamente para concluir esse trabalho. 


ENCONTRO PRESENCIAL - MÓDULO 3 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS




No dia quatorze de setembro de 2011 realizou-se o  encontro presencial para reposição do módulo2 “Web.2”, no NTE, pois a internet da Escola Joca Costa não estava funcionando. Participaram desse encontro presencial, os servidores novatos e uma técnica da Diretoria Regional de Ensino, sob a mediação da Tutora Edna. A tutora deu boas vindas, realizou uma oração entregando o encontro a Deus e agradeceu a presença das cursistas, desejando a todos um excelente encontro. Apresentou a pauta de trabalho, através da planificação do módulo2. Na oportunidade, solicitou aos cursistas que procurassem resolver as atividades pendentes ainda do módulo-I. Logo após, pediu que todos os cursistas entrassem no ambiente, e, fomos navegando juntos pelo módulo, realizando as leituras compassadamente, para que todos tivessem um bom entendimento do assunto. Realizamos juntos a primeira atividade proposta, com a criação dos  e-mails no G-mail e envio de mensagens. Discutimos as práticas pedagógicas da escola com uso da web 2.0. Continuamos a leitura, navegando pela cidade dos blogs, momento em que foi proposta a criação dos blogs pelos professores. Cada professor criou o seu blog e já postou uma mensagem sobre o encontro. A tutora enfatizou a importância da utilização dos blogs, como ferramenta pedagógica e deu exemplos já realizados na Escola Joca. Assim, solicitou aos cursistas, postarem suas atividades do curso também no referido blog, bem como as experiências realizadas em sala de aula e suas produções de conhecimentos. Tivemos a oportunidade de conhecer blogs de outros professores e percebemos riqueza de interatividade que o blog nos proporciona. Assistimos os vídeos apresentados, discutindo sobre a nossa realidade, os desafios encontrados no cotidiano  escolar. Conhecemos os projetos de parceria, para realizarmos aulas mais dinâmicas e interativas, o que propiciará uma aprendizagem mais significativa aos nossos alunos.
A tutora Edna reforçou a importância de realizar o memorial apresentado na planificação que deverá ser postado no diário de bordo e solicitou aos cursistas que realizassem uma avaliação do dia, levando em conta suas expectativas e resultados obtidos no final do encontro. De um modo geral, foi considerado muito bom, dinâmico pela própria prática de associar a teoria com a prática, já exercitando as atividades propostas. Assim, o encontro foi encerrado com a reflexão da mensagem “A luz do olhar”,proferida por Edna, discutida a luz da nossa prática, que abre novas propostas de uma caminhar tranqüilo e seguro, mas com muito comprometimento em  melhorar o processo educativo em nossas escolas.
            
Edna de Jesus Vieira – Tutora.

                                                                                 Dianópolis, 14 de setembro de 2011.
 

ENCONTRO PRSENCIAL- APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA

No dia vinte e quatro de agosto de 2011 realizou-se o  encontro presencial para reposição do módulo1”Apropriação tecnológica”, na Escola Joca Costa, com os servidores novatos e técnicas  da Diretoria Regional de Ensino, sob a mediação da Tutora Edna e da ex Coordenadora do UCA- Marizete Bento.
A tutora deu boas vindas e agradeceu a presença das cursistas, desejando a todos um excelente encontro. Apresentou a pauta de trabalho, através da planificação do módulo1. Em seguida explicou que faríamos primeiro a exploração dos aplicativos no laptop, para então navegarmos no ambiente, pois a internet até o momento não estava funcionando. A Marizete iniciou a formação apresentando os ícones no desktop, ensinou como ligar e desligar, aumentar e diminuir a tela, momento em que todos se familiarizaram com as ferramentas. Em seguida apresentou cada aplicativo(kword, kspread, kpresenter,tux paint), realizando exercícios práticos com os professores, enquanto a tutora Edna explicava como utilizar os referidos aplicativos de forma pedagógica em sala de aula, apresentando exemplos de atividades. Em seguida foram apresentadas as atividades que deveriam ser feitas pelos cursistas, no ambiente e-proinfo, combinando o tempo para a realização das mesmas. A tutora enfatizou a importância de se fazer as leituras complementares que ela enviou a cada cursistas, bem como a apostila sobre o Linux, como suporte para um melhor entendimento e aprofundamento das questões apresentadas no módulo. A equipe expressou que realmente tem o comprometimento com essa causa, mesmo com os desafios que se apresentam em seu cotidiano, tanto por não terem experiências com o uso das tecnologias digitais, como pelo tempo reduzido com a nova carga horária, tornando difícil a jornada de trabalho na escola. A tutora Edna solicitou aos cursistas que realizassem uma avaliação do dia, levando em conta suas expectativas e resultados obtidos no final do encontro, o qual foi considerado muito positivo e com grande aprendizado.
            
Edna de Jesus Vieira – Tutora.

                                                                                       Dianópolis, 24 de agosto de 2011.


ENCONTRO PRESENCIAL - ELABORAÇÃO DE PROJETOS

No dia vinte de maio de 2011 realizou-se o  encontro presencial do eixo 2, módulo- 4 Elaboração de Projetos, na Escola Joca Costa, com toda a equipe da referida escola e técnicas  da Diretoria Regional de Ensino, sob a mediação da Tutora Edna.
A tutora deu boas vindas e agradeceu a presença das cursistas, desejando a todos um excelente encontro. Em seguida colocou uma mensagem em data show “Ouça...é lindo...”, expressando a oração  que foi refletida a luz da nossa práxis. Foi apresentada a pauta de trabalho, bem como a replanificação do módulo 4,objetivando o enxugamento das atividades. Em seguida, a tutora fez uma revisão das atividades do eixo 1, navegando pelo ambiente para que todas pudessem observar as pendências que ainda precisam ser regularizadas. Logo após, deu inicio a leitura do eixo 2, por meio do material  offline, pois a internet estava lenta. Apresentou os objetivos do eixo e da aprendizagem, enfatizando o que se espera de cada cursista nos estudos e na realização das atividades, para efetivação do PITEC na escola. A tutora apresentou o vídeo “Fronteiras Digitais” abordando a situação da internet nos lares brasileiros, provocando uma discussão sobre os desafios colocados aos educadores pelos modos de se comunicar, de pensar, agir e aprender o que caracteriza a geração digital. Nesse momento as cursistas compartilharam seus pensamentos e experiências que ilustraram a questão abordada no vídeo, principalmente no que se refere aos instrumentos e as linguagens que fazem parte da cultura da atual geração. Em seguida foi apresentada uma atividade que deveria ser feita pelas cursistas, combinando o tempo para cada apresentação, para que todos posam socializar seus projetos.A tutora enfatizou a importância de se fazer as leituras complementares para um melhor entendimento e aprofundamento das questões apresentadas no eixo, de um modo geral. Com isso, buscou-se o entendimento a cerca do conceito de currículo, bem como, do tipo de currículo que se desenvolve em projetos com o uso das tecnologias. Assim, a tutora continuou a leitura pelas telas do ambiente, mostrando a importância de fazer as reflexões apontadas e as falas sublinhadas, uma vez que reforçam os estudos sobre as temáticas abordadas. Ainda foi apresentado o vídeo produzido pelos índios Kuikuro, seguindo alguns questionamentos postos à equipe sobre os conhecimentos, atitudes, valores e procedimentos que caracterizaram a produção do vídeo, refletindo se essa produção pode ser caracterizada como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura. O grupo demonstrou que sim e socializaram as evidências que identificaram essa articulação. A tutora fez alguns questionamentos sobre a possibilidade de realização desse trabalho em sala de aula, pelas professoras, enfatizando a Escola Joca Costa como referência no município, com o programa UCA. Depois, navegou pelos fóruns, explicando o teor de cada um, incentivando a participação de todas em fazer sua contribuição a respeito de cada temática abordada, bem como da necessidade de leitura das descrições dos colegas, comentando-as, de modo que haja uma maior interação entre as cursistas. Em seguida fez o mesmo com o restante das atividades, explicando às cursistas como fazer a retomada do PITEC, na análise do projeto em ação, levantando algumas questões de como podemos enfrentar os desafios que levam à concretização do projeto de escola democrática, sempre refletindo a realidade do Joca, que deverá pensar a forma de trabalhar a flexibilização da sua organização curricular, tornando-a adequada para a trajetória de uma sociedade complexa e, em contínuo processo de mudanças. A equipe demonstrou que realmente tem o comprometimento com essa causa, mesmo com os desafios que se apresentam em seu cotidiano. Para fechar as discussões, a tutora apresentou o podcast da Léa Fagundes, trazendo novamente um questionamento a respeito da preparação de cada educador para a cultura digital. A equipe disse que não estão totalmente prontos, mas procurando aperfeiçoar a cada dia no que diz respeito as contribuições das TIC no desenvolvimento dos projetos da escola e como se desenvolve o currículo por meio de projetos, procurando articular currículo, tecnologia e cultura no processo de ensino e aprendizagem. Nesse momento, a tutora propôs à equipe acessar o fórum e fazer sua contribuição com relação ao questionamento da profª Léa Fagundes.
Concluindo esse eixo de estudo, passando pelas contribuições que as TIC no desenvolvimento dos projetos na Escola Joca Costa, discutiu-se o papel de cada servidor no processo de construção do currículo por projetos, com uso das tecnologias, de forma a contribuir positivamente com a melhoria da qualidade da educação oferecida pela referida escola.A tutora encerrou solicitou às cursistas que partindo das leituras e discussões, realizassem uma avaliação do dia, levando em conta suas expectativas e resultados obtidos no final do encontro. Apresentou ainda, uma mensagem de Rubem Alves, que reflte a condição do olhar do professor frente ao aluno e as possibilidades de aprendizagem significativa, bem como do professor, enquanto aprendiz.
            
Edna de Jesus Vieira – Tutora.

                                                                                       Dianópolis, 20 de Maio de 2011.