TUTORIA EAD

TRABALHO FINAL DO CURSO DE TUTORIA - UFT

O Que é Educação a Distância? Conceito e Características
Considerando as dificuldades enfrentadas por profissionais que atuam em diversas áreas do conhecimento, com relação ao acesso, a estrutura, à forma como o aluno aluno aprende, a formação continuada, percebe-se a Educação à Distância como uma estratégia para a educação permanente frente às novas tecnologias e como uma inovação pedagógica na educação.
No Brasil,e, especificamente no Tocantins a EAD é recente e tem alcançado impulso e expressão política, com a Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lein. 9394 aprovada em 20 de dezembro de 1996, que a colocou como modalidade regular integrante do sistema educacional nacional. Nesses preceitos, pensa-se que a EAD pode ser conceituada como uma modalidade de ensino que facilita a auto-aprendizagem, com o auxilio de recursos didáticos sistematizados, apresentados em diferentes suportes de informação. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece essencialmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e/ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.
Assim, ela possibilita a criação de novas modalidades de cursos, de forma a poder incorporar novos conteúdos, práticas pedagógicas e procedimentos de avaliação.Levando em consideração as mudanças que vêm acontecendo em nossa sociedade globalizada, exige-se um novo perfil de educação,que forme indivíduos criativos, capazes de entender e relacionar conhecimentos, assumir responsabilidades e trabalhar em equipes cooperativas. Além disso, é imprescindível que tenham capacidades para auto-aprendizagem, resolução de problemas, adaptabilidade e flexibilidade frente a novas tarefas, refletindo novas formas de ensinar e de aprender.
Diante desse pressuposto, entendendo que os cidadãos não podem ficar limitados ao período escolar e as novas exigências de uma educação permanente, a Educação a Distância surge como uma modalidade de educação adequada e desejável para atender as novas e crescentes demandas.

De Que Trata a UAB

  
A UAB é um sistema instituído pelo Decreto de nº 5.800 de 8 de junho de 2006, vinculado a Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior da Capes, que proporciona uma articulação entre os governos:federal, estadual,municipal com as instituições públicas de ensino superior para implantação de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, com vistas a atender a demanda de cada localidade.
Nesse contexto, em sua implan­tação ressalta que o uso de tecnologias online aliado à educação a distância promove maiores condições de democratizar o ensino superior “com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país”, conforme o art. 1º deste Decre­to. Objetiva ainda “oferecer, prioritariamente, cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada de professores da educação básica”, e criar cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores da educação básica. Um dos principais motivos levantados pela Secretaria de Educação a Distância (SEE) para a criação da UAB é a possibilidade de aproximar pessoas, grupos, culturas através da mediação tecnológica. Assim, o acesso aos cursos da UAB é aberto a qualquer candidato, que inscreve por meio de sites, desde que atenda os requisitos daquele curso e tenha sido aprovado em processo seletivo organizado pela instituição do ensino ofertado.
Percebe-se a política da UAB, como uma ação está focalizada na conduta profissional dos professores; seus discursos funcionam como uma espécie de guia para a conduta da formação docente e para o próprio professor; a produtividade ou os efeitos dos discursos que ela movimenta e que põem em circulação uma série de saberes sobre os sujeitos, professores e seus e modos de fabricação.
Portanto, vê-se que é uma oportunidade boa para as pessoas que desejam estudar, aprimorar a sua formação, onde quer que estejam, com facilidades que antes não existiam. Com o intuito da oferta de uma educação de qualidade, até para superar pensamentos de preconceitos que se vinculam culturalmente a essa modalidade de educação.
A gestão em EAD ajuda a mostrar que os sistemas tecnológicos educacionais estão a serviço da sociedade na medida em que ampliam oportunidades e configura forma democrática de acesso da população, sobretudo, a que vive na zona rural.


Como o Aluno da EAd Aprende
A Educação a Distância pressupõe um sistema de transmissão e estratégias pedagógicas adequadas às diferentes tecnologias utilizadas. A estratégia didática da Educação a Distância, de acordo com Brande (1993) significa a escolha dos métodos e meios instrucionais estruturados para produzir um aprendizado efetivo. Não deve merecer atenção apenas o conteúdo do curso, mas também a forma como o aluno apreende, o acesso e escolha dos meios, para que a aprendizagem ocorra de forma significativa.
Nesse sentido, o ensino deverá estar voltado para a resolução de problemas possibilitando que o aluno possa relacionar os conhecimentos adquiridos e buscar outros novos, sabendo localizar, reconhecer, processar e utilizar a informação à seu serviço, podendo decidir entre as possíveis alternativas. Outro aspecto a ser considerado é o desenvolvimento da capacidade de cooperação, colaboração, comunicação e interação entre os indivíduos na medida em que toda aprendizagem é interativa. Na Educação, a Internet pode ser vista como uma poderosa ferramenta na mão de alunos e professores.  No entanto, o professor deve estar consciente do novo papel que irá desempenhar o de coadjuvante.  A partir do momento que o aluno tem em suas mãos uma ampla fonte de informações, não cabe mais ao professor transmitir o que sabe, mas ajudar o aluno a localizar o que precisa.  Diante de tanto conteúdo é necessário que o aluno aprenda a distinguir o que é importante, necessário e tem valor, para que informações transformem-se em conhecimento. O aluno deve encontrar no professor o apoio para “aprender a aprender”, pois na EAD, ele aprende pela mediação, acompanhamento de suas atividades, feedback sobre o seus desempenho e pela valorização do seu currículo oculto na aquisição do conhecimento sistêmico.
A educação que antes hierarquizava conteúdos e exigia pré-requisitos, hoje precisa conviver com a não-linearidade, onde o hyperlink dá ao aluno a possibilidade de decidir por quais caminhos navegar.  A Internet permite que o aluno se envolva com determinado assunto em ritmo e interesse próprios.  O conhecimento que antes vinha na seqüência “família, escola, rua, bairro e cidade”, agora pode partir de animais e chegar em escritores, passando pelas páginas do habitat, habitantes, história, cultura e literatura.  Também não é preciso que cada tela (conteúdo) seja acessada isoladamente, pode-se ter várias janelas abertas ao conhecimento simultaneamente.
Portanto, o conhecimento que dava  na inércia de um aluno frente a um livro, atualmente ocorre na sua interação com as pessoas, com textos, imagens, sons e vídeos, fazendo com que necessidades e interesses individuais sejam considerados significativos para uma aprendizagem holística, capaz de auxiliar o aluno a transformar o seu contexto social e ser transformado por ele.


O papel do tutor na Educação a Distância

No sistema de EAD, o tutor tem um papel fundamental, pois, é através dele que se garante a interrelação personalizada e contínua do cursista no sistema e se viabiliza uma articulação entre os elementos do processo, necessária à consecução dos objetivos propostos. É ele quem vai acompanhar as atividades, motivar e facilitar a aprendizagem dos alunos, orientar e proporcionar aos alunos condições de uma aprendizagem mais independente, oferecer novas fontes de informação, favorecer a compreensão além de guiar e apoiar o trabalho acadêmico.
Para preencher adequadamente seu papel, portanto, o tutor deve possuir previamente um certo número de qualidades, de capacidades ou aptidões. Isso devido à importância e à posição que ocupa dentro de um sistema que compreende a EAD como sendo uma prática educativa, situada e mediadora. Por isso, ele precisa desenvolver algumas habilidades básicas tais como: ser capaz de lidar com a diversidade de alunos, ser sensível a realidade dos alunos, equilíbrio emocional, ser mediador de conflitos, ter liderança, ser cordial, saiba ouvir e principalmente estabeleça uma relação de confiança e cumplicidade com seus alunos. Considerando que o tutor assume o papel de mediador da aprendizagem, sob três pontos básicos: O acompanhamento que é constante, no fazer do aluno, o modo como eles desenvolvem seus trabalhos e como pensam a formação; o incentivo, onde o tutor deverá identificar e trabalhar aquilo que é mais problemático do ponto de vista da aprendizagem dos alunos; O didático, que tem a ver com a relação dos conteúdos e o processo de estudo dos alunos. Portanto, o bom tutor precisa conhecer a proposta pedagógica do curso que irá mediar, ser assíduo nos acessos às atividades e feedback das mesmas, conhecer seus alunos cursistas, conhecer o material didático do curso, aprofundar o conhecimento dos recursos da plataforma usada pelo curso, ser flexível, usar bem o seu tempo já que o mesmo é bem escasso.
Diante do exposto, acredita-se que não cabe mais mais a idéia de educação como processo de vinculação ou de modelagens de comportamentos, mas, sobretudo, uma ação consciente e co-participativa que possibilite ao aluno a construção de um projeto profissional político e inovador. É nesta perspectiva que se situa a ação tutorial, com o propósito de propiciar ao estudante a distância um ambiente de aprendizagem personalizado, capaz de satisfazer suas necessidades educativas.