CRONOGRAMA DO CURSO
MÓDULO 1 - Conceitos e características do ensino à distância – 01/06 A 13/06 MÓDULO 2 – A organização da EaD – 14/06 A 03/07
MÓDULO 3 – EaD, Globalização e UAB – 04/07 A 23/07
MÓDULO 4 – O papel do tutor na EaD – 24/07 a 15/08
MÓDULO 5 – Teorias de aprendizagem na modalidade EaD - 16/08 a 30/08
MÓDULO 6 – O processo de avaliação no ensino a distância – 01/09 a 15/09
TRABALHO FINAL – A SER ENTREGUE ATÉ O DIA 30/09
Fórum de notícias
FÓRUM APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES
- MÓDULO 1Início: 01/06 a 13/06
Conceitos e características do ensino à distânciaObjetivos deste módulo:* Apresentar diferentes conceitos de EaD;*Identificar os elementos que caracterizam a modalidade à distância.Todos nós compreendemos as características básicas da EaD. Sabemos por exemplo que se trata de educação em espaços e tempos diferentes. No entanto, essa modalidade tem muitas outras particularidades que talvez desconheçamos.Para aprofundarmos nossa base teórica nesse aspecto, propomos as leituras dos artigos sugeridos abaixo: Conceito de Ead Documento PDF
O que é educação à distância? Arquivo
FÓRUM - Conceitos de Ead
- MÓDULO 2Início 14/06 a 03/07A organização da Ead
Para uma melhor compreensão da modalidade EaD é preciso compreender como esta se organiza: seus processos e dinâmicas.Talvez você tenha começado a ser tutor sem uma experiência prévia em EaD. Alguem possa ter te convidado, e você aceitou o desafio.Parabéns, voce iniciou numa modalidade que tem sido utilizada para permitir o acesso e a democratização da educação.O objetivo desse módulo é apresentar os modelos de Ead existentes e como essa modalidade está organizada.Antes de discutirmos os “componentes” de um sistema a distância, é importante um estudo preliminar sobre as bases conceituais que dão sustentação à EaD. Isso possibilitará compreender diferentes propostas existentes, hoje, no campo da EaD e poderá contribuir na reflexão sobre sua prática pedagógica.A análise do cenário em que se proliferam os cursos na modalidade a distância nos fazem pensar sobre os objetivos que a EaD deve primar.Então, estão convidados a fazer algumas leituras:
3 MÓDULO 3Início 04/07 a 23/07A Universidade Aberta do Brasil
Todos nós que trabalhamos com educação a distância estamos vinculados à Universidade Aberta do Brasil - UAB.
Mas você já se perguntou como funciona essa universidade?
Este Módulo tem o objetivo de provocá-los a pesquisar sobre o modelo da UAB. Visto que somos uma abelhinha de toda colméia, precisamos compreender qual nossa contribuição dentro do sistema.
Acesse o link CONHEÇA A UAB e tente responder as seguintes perguntas:
O que vem a ser a Universidade Aberta do Brasil?
Como funciona e onde fica sua sede?
Que cursos ela oferece?
Como participar dessa universidade?
Se alguém lhe fizesse essas perguntas, como você responderia?
Vá ao fórum O que eu aprendi sobre a UAB e sistematize suas respostas e troque idéias com nossos colegas....
4 MÓDULO 4Início 24/07 A 15/08O Papel do tutor na EaD
Como observamos no módulo anterior, o Sistema UAB é formado por uma rede de colaboradores que fazem a engrenagem da educação a distância funcionar. O tutor, é uma importante peça nesse sistema, pois ele é o motivador, o facilitador da aprendizagem do aluno.
Nesse módulo, vamos destacar as habilidades que um tutor precisa ter para exercer melhor o seu papel.
Assita ao vídeo da professora Katia da UFMT - Universidade com referência em EaD. Depois de assistir o vídeo e apreciar mais um artigo do prof. Oresti Pretti participe do Fórum O papel do tutor na Ead.
5 MÓDULO 5Teorias de aprendizagem na modalidade EaDInício: 16/08 a 30/08
Os Objetivos desta unidade são:- Identificar a base epistemológica sobre a qual se assenta o projeto pedagógico do curso e a intervenção pedagógica;
- Demonstrar que todo o sistema de EaD apresenta-se apoiado numa abordagem teórica.
Neste sentido, queremos lhe propor questões para a sua reflexão ao longo da leitura dessa unidade:- Você conhece alguma teoria de aprendizagem?
- Em que teoria se baseia sua pratica docente?
São questões que alguns professores consideram "preocupação de pedagogos" e não dão a devida importância.Para que você e sua equipe tenha sucesso nessa experiência de um curso a distância, é fundamental ter certa clareza sobre sua opção epistemológica no processo de ensinar.Para início dessa discussão leia o texto-base que apresenta uma síntese das teorias que poderão ajudá-lo a planejar sua prática pedagógica.Para acessar o texto clique no link abaixo:
6 MÓDULO 6O processo de avaliação no ensino a distânciaInício:10/09 a 30/09O objetivo desta terceira unidade é levar você a:
- Identificar o processo de avaliação de aprendizagem de alunos em curso a distância, em consonância com o proposto no Projeto Político Pedagógico do seu curso.
Convidamos você a participar desse debate caloroso, para isso leia o texto acessando o link abaixo:
Processos avaliativos em EaD Documento PDF
Concepção de avaliação na modalidade a distância Fórum
Atividade Final - A ser entregue até dia 30/10
ATIVIDADE FINAL Arquivo
TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A ATIVIDADE FINAL Fórum
ATENÇÃO - OS MÓDULOS 1 A 5 ESTARÃO ABERTOS ATÉ O DIA 30/09. SE VOCE ESTÁ COM ATIVIDADES PENDENTES, REALIZE SEM FALTA, POIS APENAS OS QUE TIVEREM REALIZADO TODAS AS ATIVIDADES PODERÃO SER CERTIFICADOS.
-