MEUS CURSOS

Curso de Tutoria On line pela FTE
CRONOGRAMA DO CURSO
MÓDULO 1 - Conceitos e características do ensino à distância – 01/06 A 13/06
MÓDULO 2 – A organização da EaD – 14/06 A 03/07
MÓDULO 3 – EaD, Globalização e UAB – 04/07 A 23/07
MÓDULO 4 – O papel do tutor na EaD – 24/07 a 15/08
MÓDULO 5 – Teorias de aprendizagem na modalidade EaD - 16/08 a 30/08
MÓDULO 6 – O processo de avaliação no ensino a distância – 01/09 a 15/09
TRABALHO FINAL – A SER ENTREGUE ATÉ O DIA 30/09
  • Fórum de notícias
  • FÓRUM APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES
  • MÓDULO 1
    Início: 01/06 a 13/06

    Conceitos e características do ensino à distância
    Objetivos deste módulo:
    * Apresentar diferentes conceitos de EaD;
    *Identificar os elementos que caracterizam a modalidade à distância.
    Todos nós compreendemos as características básicas da EaD. Sabemos por exemplo que se trata de educação em espaços e tempos diferentes. No entanto, essa modalidade tem muitas outras particularidades que talvez desconheçamos.
    Para aprofundarmos nossa base teórica nesse aspecto, propomos as leituras dos artigos sugeridos abaixo:
  • Conceito de Ead Documento PDF
  • O que é educação à distância? Arquivo
  • FÓRUM - Conceitos de Ead
  • MÓDULO 2
      Início 14/06  a 03/07
     A organização da Ead

    Para uma melhor compreensão da modalidade EaD é preciso compreender como esta se organiza: seus processos e dinâmicas.
    Talvez você tenha começado a ser tutor sem uma experiência prévia em EaD. Alguem possa ter te convidado, e você aceitou o desafio.
    Parabéns, voce iniciou numa modalidade que tem sido utilizada para permitir o acesso e a democratização da educação.
    O objetivo desse módulo é apresentar os modelos de Ead existentes e como essa modalidade está organizada.
    Antes de discutirmos os “componentes” de um sistema a distância, é importante um estudo preliminar sobre as bases conceituais que dão sustentação à EaD. Isso possibilitará compreender diferentes propostas existentes, hoje, no campo da EaD e poderá contribuir na reflexão sobre sua prática pedagógica.
    A análise do cenário em que se proliferam os cursos na modalidade a distância nos fazem pensar sobre os objetivos que a EaD deve primar.
    Então, estão convidados a fazer algumas leituras:
    Mostrar só o tópico 2

    3
    MÓDULO 3
    Início 04/07 a 23/07
    A Universidade Aberta do Brasil

    Todos nós que trabalhamos com educação a distância estamos vinculados à Universidade Aberta do Brasil - UAB.
    Mas você já se perguntou como funciona essa universidade?
    Este Módulo tem o objetivo de provocá-los a pesquisar sobre o modelo da UAB. Visto que somos uma abelhinha de toda colméia, precisamos compreender qual nossa contribuição dentro do sistema.

    Acesse o  link CONHEÇA A UAB e tente responder as seguintes perguntas:
    O que vem a ser a Universidade Aberta do Brasil?
    Como funciona e onde fica sua sede?
    Que cursos ela oferece?
    Como participar dessa universidade?
    Se alguém lhe fizesse essas perguntas, como você responderia?
    Vá ao fórum O que eu aprendi sobre a UAB e sistematize suas respostas e troque idéias com nossos colegas....
    Mostrar só o tópico 3

    4
    MÓDULO 4
    Início 24/07 A 15/08
    O Papel  do tutor na EaD

    Como observamos no módulo anterior, o Sistema UAB é formado por uma rede de colaboradores que fazem a engrenagem da educação a distância funcionar. O tutor, é uma importante peça nesse sistema, pois ele é o motivador, o facilitador da aprendizagem do aluno.
    Nesse módulo, vamos destacar as habilidades que um tutor precisa ter para exercer melhor o seu papel.
    Assita ao vídeo da professora Katia da UFMT - Universidade com referência em EaD. Depois de assistir o vídeo e apreciar mais um artigo do prof. Oresti Pretti participe do Fórum O papel do tutor na Ead.
    Mostrar só o tópico 4

    5
    MÓDULO 5
    Teorias de aprendizagem na modalidade EaD
    Início: 16/08 a 30/08

    Os Objetivos desta unidade são:
    • Identificar a base epistemológica sobre a qual se assenta o projeto pedagógico do curso e a intervenção pedagógica;
    • Demonstrar que todo o sistema de EaD apresenta-se apoiado numa abordagem teórica.
    Neste sentido, queremos lhe propor questões para a sua reflexão ao longo da leitura dessa unidade:
    • Você conhece alguma teoria de aprendizagem?
    • Em que teoria se baseia sua pratica docente?
    São questões que alguns professores consideram "preocupação de pedagogos" e não dão a devida importância.
    Para que você e sua equipe tenha sucesso nessa experiência de um curso a distância, é fundamental ter certa clareza sobre sua opção epistemológica no processo de ensinar.
    Para início dessa discussão leia o texto-base que apresenta uma síntese das teorias que poderão ajudá-lo a planejar sua prática pedagógica.
    Para acessar o texto clique no link abaixo:
    Mostrar só o tópico 5

    6
    MÓDULO 6
    O processo de avaliação no ensino a distância
    Início:10/09 a 30/09
    O objetivo desta terceira unidade é levar você a:
    • Identificar o processo de avaliação de aprendizagem de alunos em curso a distância, em consonância com o proposto no Projeto Político Pedagógico do seu curso.
    O calcanhar-de-aquiles em qualquer curso é o processo de avaliação. Na EaD, a discussão sobre a dinâmica da avaliação e a atuação do orientador nesse processo é algo polêmico e complexo.
    Convidamos você a participar desse debate caloroso, para isso leia o texto acessando o link abaixo: