terça-feira, 22 de março de 2011

Artigo: Necessidade de Elaboração do Projeto Político Pedagógico

É fundamental que a escola, ao elaborar o Projeto Político-Pedagógico, conheça as expectativas da comunidade, suas necessidades, formas de sobrevivência, valores, costumes e manifestações culturais e artísticas. É por meio desse conhecimento que a escola pode atender aos anseios da comunidade, considerando as práticas dessa, sejam elas de natureza econômica, política, social, cultural, ética ou moral, cumprindo assim a sua função social.
Nesse sentido, é preciso enxergar a escola como um lugar de gestação, construção, implantação, avaliação e atualização do Projeto Político-Pedagógico. Mesmo sabendo do permanente desafio desse processo, ele deve ser dinamizado de forma coletiva, colegiada, democrática e participativa, promovendo, dessa forma, a formação integral do ser humano e a identidade da escola. É no Projeto Político-Pedagógico de uma escola que tratam a unidade e a continuidade do processo educativo, assegurando, enfim, o dinamismo em prol da construção da cidadania escolar e cívica, perseguindo e executando os objetivos que a constituem.
Diante disso, é possível defender a idéia de que nenhuma escola pode caminhar bem e alcançar resultados satisfatórios, sem uma equipe gestora comprometida, democrática e sem um referencial chamado de Projeto Político- Pedagógico, o qual representa o funcionamento da escola e pode ser compreendido como um instrumento de organização dela. Assim, a sua elaboração e execução com sucesso, dependem, sobretudo, do papel ativo da equipe gestora que envolverá os demais atores do contexto escolar.

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