domingo, 24 de outubro de 2010

CONCEITO “CURRICULO E TIC”

Atualmente uma das temáticas que vêm sendo discutida no cenário educacional é o trabalho com projetos e tecnologias no desenvolvimento do currículo. Isso implica numa preocupação constante do professor em como situar sua prática pedagógica, de modo que propicie aos alunos, novas formas de aprender, integrando a esse saber as diferentes mídias e tecnologias digitais, desenvolvidas nas atividades escolares.
Sabemos que o uso das tecnologias traz contribuições significativas ao processo educativo, quando acontece de modo integrado a um projeto curricular com intencionalidade pedagógica, voltada á capacidade de ensinar e aprender com as tecnologias. Essa integração potencializa transformações na gestão de sala de aula, que envolve não somente o ato de aprender como o jeito de ensinar dos docentes,porém, para que essas mudanças possam acontecer, é necessário compreendermos o conceito de currículo e reconhecermos as características das tecnologias que pretendemos explorar nas atividades pedagógicas, de modo que integradas, possam alcançar uma aprendizagem situada. Assim, o conceito de currículo emergente decorre de um processo dialético entre a forma, estratégia, conteúdo, tecnologia e educação, que se agregam com o objetivo de oferecer ao aluno uma aprendizagem significativa de conhecimento em rede. Nesse sentido, as tecnologias trazem contribuições importantes ao desenvolvimento do currículo, como instrumentos de informação e comunicação, constituídos em interfaces digitais, fazendo mediações entre os sistemas computadoriais e as pessoas e vice-versa. Isso implica novas formas de pensar, comunicar e perceber espaços e tempos, bem como organizar e produzir conhecimentos utilizando as múltiplas linguagens em favor da aprendizagem. Acredita-se que dessa forma conteúdo e tecnologia se misturam, de modo que o conhecimento tecnológico se integra efetivamente ao desenvolvimento do currículo.
Para Goodson, a perspectiva de integração do currículo e conhecimento acontece a luz da experiência compartilhada. Daí a importância do professor orientar seus trabalhos com o desenvolvimento de projetos que têm as tecnologias como suporte à sua realização, compatibilizando o que se deseja numa nova abordagem de ensinar e aprender, na qual o aluno é incentivado a desenvolver projetos que transformam a “situação problema em situação desejada”, onde se provoca a busca, a pesquisa, levando em consideração os interesses e as condições para descobrir algo novo, romper paradigmas, formar conceitos, produzindo assim novos conhecimentos.
Diante do exposto, o que proporciona a integração das tecnologias ao currículo no trabalho com projetos é de fato a produção coletiva e compartilhada de saberes, com o uso constante e sistematizado das tecnologias, cujo papel do professor é o de mediar essa diversidade de conhecimentos, garantindo que os conceitos utilizados intuitivamente ou não, sejam discutidos, compreendidos, sistematizados e formalizados pelos alunos, dando sentido ao que realmente eles estão aprendendo a partir das relações criadas nessas situações.

Um comentário:

  1. Edna,
    Seu posicionamento é pertinente. É preciso que os recursos tecnológicos não sejam vistos apenas como um instrumento a mais, mas como suporte essencial no ato de aprender. No que se refere ao currículo, deve ser constituído de conhecimentos, saberes, valores e habilidades que o credenciam como o norteador do processo ensino aprendizagem dos educandos no ambiente escolar, favorecendo espaço de comunicação e tecnologia, propiciando também o desenvolvimento das competências.
    Abraços,
    Elma

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